Um projeto de Estado

O Polo Integrado da Química foi criado a partir da visão de desenvolvimento com participações Privada e Pública.

O projeto estratégico com foco no desenvolvimento do Estado e da região foi reconhecido pelo Governador José Ivo Sartori, que assinou termo de colaboração – Parceria Público-Privada (PPP) - em dezembro de 2018, e pelo atual Governador, que implantou o Comitê Executivo em maio de 2019.

Nascido por iniciativa do Sindicato das Indústria Químicas do  Rio Grande do Sul (SINDIQUIM) e da Braskem, o Polo Integrado da Química foi definido como um Projeto de Estado, e hoje está sendo coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (SEDEC).

O SINDIQUIM, o COFIP – Comitê de Fomento do Polo – e a Braskem trazem o viés empresarial. Em conjunto com o Governo do Estado, através da SEDETUR ,  reunidos no Comitê Executivo do Polo da Química, trabalham para atender e agilizar o encaminhamento dos projetos e atendimento às demandas dos investidores.

Os processos das empresas interessadas serão acompanhados pelo Comitê Executivo desde a sua criação junto aos órgãos públicos Estaduais e Municipais até a sua finalização, buscando agilidade e priorização dos investimentos no Polo Integrado da Química.

O Polo Integrado da Química é um projeto de desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, perpetuando-se em duas gestões no Governo do Estado. 

Linha do tempo

FASE I

FASE I

A primeira etapa do Polo Integrado da Química, em julho de 2017, foi basicamente a concepção e o Projeto Preliminar. O conceito de um cluster com base nas vantagens competitivas estruturais e de serviços da região,  tem o objetivo de  promover a sinergia entre as empresas que se instalarem e dotar os negócios de competitividade diferenciada.

Julho 2017
2018
FASE II

FASE II

Assinatura, em 18/12, no Palácio Piratini, do protocolo de intenções para o desenvolvimento do complexo.

FASE III

FASE III

Oficializado, em 21/02, o Comitê Executivo do Polo Integrado da Química. O grupo é responsável por elaborar e executar o plano de ação e uma união de esforços para atrair empresas para o Polo.

Assinatura dos primeiros protocolos de intenção de instalação: Botanik, Crivella, Kresil, Rochadel, Quimicamar, Tecpon, Memphis.

2019
2020
FASE IV

FASE IV

Elaboração de termo de cooperação entre Governo do RS e Cofip para a implantação do Centro Integrado de Treinamento referência em normas regulamentadoras, a ser inaugurado em 2021.

 

FASE V

FASE V

E iniciam-se os projetos! Em 2021 inicia a construção da fábrica de cimento e argamassas da Hipermix. Com previsão de inauguração em 2022, é a primeira empresa a se instalar na região após o lançamento do Projeto. Mais dois projetos já estão confirmados com previsão de início de obras em 2022.

2021
2021
FASE VI

FASE VI

Em 2021 ocorreram também apresentações do Projeto do Polo da Química para Câmaras de Comércio Internacionais de modo virtual devido à pandemia, França, Alemanha, Itália, Rússia foram os países para os quais o projeto já foi apresentado. Em 2022 mais países conhecerão o projeto.

This is Timeline Item 1 Title

This is Timeline Item 1 Title

I am timeline item content. Click edit button to change this text. A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine.
31 December 2018